segunda-feira, 15 de maio de 2017

Relato e os encaminhamentos da assembleia 15-05-2017 do SEPE-RO


No dia 15 de maio de 2017 realizou-se uma assembleia das redes estadual e municipal de Rio das Ostras com a seguinte pauta:
1-Rede municipal de Rio das Ostras: Avaliamos que o ato do dia 28 de abril contra a reforma da previdência e contra os ataques do prefeito Carlos Augusto aos direitos dos servidores municipais foi um sucesso, conseguimos parar totalmente as escolas IMERO e ABDALLA e tivemos uma forte adesão dos profissionais da educação em diversas escolas estaduais e municipais, devemos seguir mobilizando a categoria para conseguirmos o reajuste salarial que não ocorre há 4 anos. Encaminhamos que o SEPE vai entrar na justiça para garantir o direito de greve do dia 28 de abril. O prefeito não respondeu oficialmente o pedido protocolado de abono de ponto do dia 28 de abril como greve entregue pelo SEPE no protocolo da prefeitura, e a prefeitura escreveu um documento de orientações referentes ao dia 28-04-2017 que informava que citaremos a seguir: “(…) o 1 bimestre será encerrado normalmente, de acordo com as aulas previstas e dadas, porém para os professores que aderiram a paralisação no dia 28-04-2017, haverá déficit de carga.” Informava ainda que “novas orientações para a reposição de carga horária referente a esse dia, serão encaminhados posteriormente, com respaldo jurídico (...)”, ou seja, até o momento a prefeitura ainda não tem esse respaldo jurídico, e tentará desrespeitar o direito de greve. O SEPE entende que a greve é um direito constitucional e por isso lutara na justiça para garantir o direito de greve. Entendemos que o prefeito encaminhara o dia 28 de abril como falta e não como greve e fara o desconto deste dia, porém nós do SEPE-RO não aceitaremos esse desconto até que a justiça se pronuncie com relação a esse processo. Os profissionais da educação devem exigir com os diretores das escolas que no seu ponto no dia 28-4-2017 esteja escrito greve e não falta. Além disso, se o prefeito der falta na folha de ponto, não haverá reposição de aula. Aguardaremos a justiça julgar e isso deve demorar meses, nas greves anteriores ganhamos o direito de greve e de não sermos descontados e recebemos muitos meses depois esse dinheiro do dia de trabalho descontado e da regência referente ao mês (a regência não deve ser descontada pela prefeitura, pois uma “falta” (greve) não altera os 90% de presença (existem excessões como se o professor der 10 aulas neste dia de trabalho, neste caso ele perderia a regência e teríamos que fazer um processo especifico) se o prefeito desrespeitar essa lei também, o SEPE tera que entrar na justiça com processo específico sobre isso). Os profissionais da educação que não assinaram o ponto no dia do ato 28-04 na frente da prefeitura, não precisam se preocupar porque o SEPE faz ações coletivas na justiça, ou seja, se ganharmos na justiça o direito de greve, todos terão seu dia de salário descontado pela greve reposto igualmente, independente de terem assinado o ponto no ato.
Os membros da direção do SEPE-RO que são filiados também ao SINDSERV-RO defenderam na assembleia da próxima quarta 17-05-2017 do SINDSERV-RO que este também entre na justiça em defesa do direito de greve dos demais servidores públicos municipais que aderiram a greve do dia 28-04.
Os profissionais da educação aprovaram também nesta assembleia entrar na justiça contra o atual prefeito e pelo direito ao reajuste salarial que há 4 não recebemos. Além disso, fazer outra ação judicial pelo respeito ao acordo de reposição da regência das aulas nos sábados letivos para todos os profissionais da educação como foi acordado com o procurador da justiça municipal. Entendemos que a prefeitura não esta respeitando o acordo de reposição de aulas nos sábados letivos de forma opcional, e exigiremos na justiça receber as regências e as horas extras 100% ao trabalhar nos sábados letivos de reposição de carga horária, queremos receber imediatamente ao final de cada mês da reposição e não ao final de todos os sábados letivos (tentaremos isso na justiça também). Os profissionais da educação que optarem por repor as aulas, deverão ir a todos os sábado letivos e assinar o ponto e não aceitar as escalas que estão sendo propostas por diversas diretoras, sob o risco de não receber este dinheiro de volta porque não trabalhou em alguns sábados letivos que o profissional da educação teria ficado de fora da suposta escala. O SEPE não tera outra forma a não ser judicializar esse processo, mas a direção do SEPE entende que o caminho para a vitória não sera só judicializar o processo, precisamos manter a mobilização da categoria para conquistar termos nosso direito de greve respeitado, acreditamos que só a luta muda a vida e se não lutarmos agora e pressionarmos o governo com mobilização nas ruas, poderemos ganhar ou perder na justiça, ou seja, vamos manter a mobilização para ganharmos nossas reivindicações.
2-Rede estadual: O fechamento de escolas e de turnos, e professores dividindo as aulas em várias escolas é um enorme problema para a categoria e por isso aprovamos que seguiremos as orientações do jurídico do SEPE que hoje junto com a direção do SEPE Central fez uma plenária na sede do SEPE Rio de Janeiro para analisar os casos levados a assembleia e que fará uma ação judicial em defesa dos direitos dos profissionais da educação, nos próximos dias publicaremos no site do SEPE orientações e as ações impetradas pelo jurídico SEPE orientados pela direção do sindicato fruto do debate em assembleia sobre o tema, devemos também fazer ampla denuncia nas redes sociais sobre o caso e nos mobilizarmos para combater mais este ataque do governo Pezão.
3-Luta contra a reforma da previdência: O SEPE Central enviará ônibus para o Ocupa Brasília dia 24 de maio para lutar contra a reforma da previdência e fara ato no estado do Rio de Janeiro para barra esta reforma que é um verdadeiro ataque aos direitos dos trabalhadores. O SEPE vai se incorporar a calendário de lutas nacional das centrais sindicais. 
Esse foi o relato e os encaminhamentos da assembleia 15-05-2017 do SEPE-RO, Só a luta muda a vida!
Ato dia 31 de maio às 16h na frente do Fórum de Rio das Ostras. Não à criminalização dos movimentos sociais. Só a luta muda a vida! Assista a chamada do ato:https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1306729829442322&id=926174907497818
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário