quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Escolas estaduais paralisam 24 horas nesta quinta - 20 de outubro


Os profissionais de educação das escolas públicas estaduais realizam uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira, dia20. Neste dia, os profissionais das escolas estaduais farão um ato na porta da Seeduc (Rua da Ajuda, na sede do governo, Centro), a partir das 10h, para exigir uma audiência com o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Depois do protesto, a categoria irá em passeata até a Cinelândia, onde ocorrerá um ato pelos 10% do PIB na Educação.
No ato na Seeduc, os profissionais vão cobrar da secretaria soluções para problemas pendentes desde a greve da educação estadual, que durou 67 dias, tais como: assédio moral aos profissionais que realizaram a greve; fechamento de escolas de EJA, exoneração de diretoras de escolas e ameaças contra os animadores culturais.
Depois da manifestação na Seeduc, os profissionais do estado participam do ato público pela aplicação de 10% do PIB na Educação, na Cinelândia, a partir das 14h, quando ocorrerão aulas públicas e um ato show. Também ocorrerá um plebiscito no local para que a população opine sobre a aplicação dos 10% do PIB na educação.


SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feliz Dia dos Professores

O SEPE Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu deseja a professoras e professores um Feliz Dia dos Professores.
Temos pouca coisa para comemorar, os governos nas esferas municipal, estadual e federal pouco tem feito em prol dessa categoria considerada como de suma importância para o país.
Mesmo assim, temos algo para nos alegrar a crescente mobilização dos profissionais de educação, o apoio dos alunos e da comunidade tem sido de grande valia para a luta dos servidores públicos por uma educação de pública e de qualidade.
Nós, da Direção do Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, desejamos um feliz dia dos Professores!

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

   

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conselho Fiscal toma posse no SEPE Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

O SEPE Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu realizou nesta quarta-feira, dia 05 de outubro de 2011, em sua sede, a 1ª Assembleia Orçamentária da atual gestão. Como parte da Pauta, estava prevista a Eleição do Conselho Fiscal para o período 2011/2012.
A mesma foi realizada e os professores César Gomes, Leandro Max e a professora Jonilse Castro foram eleitos para os cargos de Conselheiros Fiscais do Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

Saudamos a eleição destes profissionais e confiamos a eles a condução de um importante instrumento dentro da estrutura do sindicato.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SEPE REALIZA O 1º SEMINÁRIO SOBRE PCCV EM RIO DAS OSTRAS

Neste 1º de outubro de 2011, sábado, o Núcleo do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu realizou o 1º Seminário pela "Construção de uma Política de Valorização dos Profissionais de Educação de Rio das Ostras".
O evento aconteceu na sede do Sinpro Macaé e Região - Subsede Rio das Ostras – e contou com a presença e assessoria do advogado, Dr. Alexandre Fecher, do Departamento Jurídico do SEPE/RJ.
O Seminário focou, principalmente, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais de educação, recém-aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito de Rio das Ostras.
O PCCV foi alvo de fortes críticas pelos participantes que veem neste Plano, ao contrário do que diz a propaganda oficial, um grande retrocesso na condução da política educacional deste município.
Dentre as propostas aprovadas, estão uma análise jurídica do PCCV e a elaboração de uma Cartilha do SEPE contendo críticas e questionamentos acerca do deletério Plano de Cargos imposto, autoritariamente, pela Prefeitura.

NÃO AO PCCV DO GOVERNO!
POR UM PLANO DISCUTIDO DEMOCRATICAMENTE COM A CATEGORIA!

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Assembleia Orçamentária 05 de outubro, às 18:00 horas

O SEPE Núcleo de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu convoca os profissionais de educação das redes municipais e estadual de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu para a Assembleia Orçamentária a ser realizada no dia 05 de outubro (quarta-feira), às 18:00 horas.

Local: SEDE do SEPE Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730

Pauta:
1) Prestação de Contas;
2) Eleição do Conselho Fiscal;
3) Redes Municipais e Estadual;
4) Informes Gerais.

Somente os filiados poderão participar da Eleição.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Carta aberta dos Profissionais da educação aos vereadores de Rio das Ostras



O SEPE nasceu em 1977 em plena ditadura civil-militar. Nesses “anos de chumbo”, combateu toda sorte de autoritarismo e práticas antidemocráticas dos governantes e seus acólitos. O SEPE continua na sua luta pela Educação Pública, Gratuita, Democrática, Laica, Universal e de Qualidade Social, tanto na rede estadual do Rio de Janeiro, quanto nas 92 redes municipais fluminenses.
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) acaba de completar 34 anos de existência. São anos de lutas pela Educação Pública  e pelos direitos dos profissionais da educação – professores e funcionários administrativos , ativos e aposentados. Somos mais de 55 mil filiados(as).
O compromisso com a Escola Pública tem marcado nossa história, que se confunde com a luta pela democracia neste país. Após um longo e penoso processo, no ano passado, o SEPE recebeu do Presidente Lula o reconhecimento oficial, através da CARTA SINDICAL, como representante dos profissionais da educação no estado e nos municípios do Rio de Janeiro.
Este momento histórico foi celebrado na nossa sede estadual com a presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Estas informações são para estabelecer definitivamente que este sindicato tem a representatividade com relação aos profissionais da educação do município de Rio das Ostras.
O Núcleo Municipal do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu se insere neste contexto, dirigindo sua luta conforme os fóruns da categoria onde se deliberam, democraticamente, as pautas de reivindicações.
O Núcleo do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu reiteradas vezes procurou, pessoalmente e por ofícios, a busca do diálogo com o Executivo e com esta Câmara Municipal. Antes mesmo do episódio desastroso da aprovação e sancionamento da Lei nº 1560/2011 relativa ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da educação.
No entanto, nossas buscas pelo diálogo para tratar das reivindicações da categoria se tornaram em vão. Prefeitura e Câmara viraram às costas aos profissionais da educação e impuseram um PCCV sem a participação do sindicato e da categoria.
Este Plano de Cargos é marcado pela chamada “meritocracia” e outros elementos segundo a cartilha “neoliberal”, onde prevalecem os interesses do “mercado” e da “iniciativa privada” – gerando e aprofundando a lógica “clientelista” e “mercantilista” no trato da educação pública.
O PCCV  recém-aprovado contém em seus artigos um “plano de metas” cujo teor ideológico há décadas vem sendo combatido pelos educadores no Brasil e no Mundo, pois já se mostrou lesivo e prejudicial aos interesses da população, em geral, e aos segmentos empobrecidos, em particular.
Neste sentido, na contramão da democracia e da cidadania, sobram aos governantes, para impor e manter tais políticas, os antigos e nefastos métodos autoritários e antidemocráticos, que deveriam estar já banidos do cotidiano na condução da coisa pública.
Por tudo isso, os profissionais de educação da rede municipal de Rio das Ostras realizam paralisação de 24 horas no dia 27 de setembro, com ato e assembléia na porta da Prefeitura. Irão cobrar abertura de diálogo, com audiência com o  sindicato e a categoria em defesa do reajuste salarial real, fim do assédio moral, redução da jornada de trabalho e política de construção de escolas e creches, entre outras reivindicações.
Sabemos da autonomia do legislativo, porém, sendo uma casa do povo, gostaríamos de poder apresentar a pauta de reivindicação dos profissionais da educação onde Vossas  Senhorias poderiam apreciá-la e viabilizar algumas conquistas para a melhoria da qualidade da educação.
O SEPE vem, por meio desta, pedir aos nobres vereadores  que intercedam na reabertura do diálogo entre a Prefeitura e o SEPE RIO DAS OSTRAS,  principalmente, atendendo às reivindicações da categoria, a fim de que as condições de trabalho e de saúde sejam favoráveis para que a comunidade escolar possa desenvolver suas atividades com dignidade, o mais rápido possível, sem  maiores prejuízos para todos.



Rio das Ostras, 27 de Setembro de 2011

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

 

domingo, 2 de outubro de 2011

Os animadores culturais realizam ato público no dia 4 de outubro em frente à Alerj



Os animadores culturais realizam ato público no dia 4 de outubro em frente à Alerjàs 14h, em defesa da regularização da profissão do setor na redeOs Animadores Culturais foram contratados, por meio de um processo de seleção, realizado pelo 2º Programa Especial de Educação do Governo Leonel Brizola (no início da década de 1990), para atuar, em princípio, nas escolas de horário integral (CIEPs). Todos os animadores fizeram curso de formação na UERJ com duração de um ano. Com o fim do programa, mas com o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais, eles foram mantidos na rede e sua atuação expandida para as outras escolas. Inicialmente, os animadores somavam mais de mil e quinhentos profissionais, mas atualmente são pouco mais de 450.
[...] Consideramos fundamental sua presença nas escolas e lastimamos que o governo do Estado não amplie sua presença na rede e seu papel nas escolas estaduais. Consideramos ainda que o Concurso Público é o meio pelo qual novos Animadores devem ser contratados e lotados nas escolas do Estado. Mas, certamente, exonerar trabalhadores que dedicaram duas décadas de sua vida ao trabalho cultural das escolas e junto às comunidade no entorno é um atentado contra aqueles que exercem um papel central na promoção de uma educação pública de qualidade.

Para ler esta matéria na íntegra, clique aqui.

Fonte: SEPE Central.


SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras




Atenção profissionais da rede estadual com lançamentos a menos e descontos indevidos nos contracheques

Atenção profissionais da rede estadual com lançamentos a menos e descontos indevidos nos contracheques

Tendo em vista sucessivos problemas com os contracheques da rede estadual disponibilizados pela Internet, como o de lançamentos a menor no pagamento de GLPs ou Nova Escola, a direção do Sepe orienta os profissionais que detectarem o problema nos seus contracheques para que enviem copias dos últimos quatro meses (junho, julho, agosto e setembro) para o sindicato (ou núcleos e regionais) para que a direção possa interpelar a SEEDUC, mostrando as diferenças nos pagamentos da categoria.

No início desta semana, o Sepe esteve na secretária, onde foi recebido pelo subsecretário de Gestão de Pessoas que reconheceu problemas com os lançamentos nos contracheques pelo Proderj (descontos irregulares de greve e em gratificações como GLPs e de difícil acesso) e prometeu que o problema seria sanado. No dia seguinte a SEEDUC publicou uma nota, reconhecendo o erro e avisando que tiraria os contracheques do ar para saná-lo. Agora, continuamos recebendo mensagens e telefonemas de profissionais reclamando sobre lançamentos a menos nas GLPS e, por isso, solicitamos à categoria para que envie copias dos últimos contracheques para que possamos apresentá-los à SEEDUC.



SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras