quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Matéria do jornal Rio das Ostras News sobre a paralisação de 27 de setembro

Representantes do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) juntamente aos professores e alunos da rede municipal de Rio das Ostras se uniram em uma manifestação na última terça-feira, dia 27, em frente a prefeitura. O protesto, decidido na última assembléia, também incluiu a primeira paralisação dos profissionais de educação na cidade.
Os profissionais cobram a participação do sindicato na renegociação do plano de cargos e salários, que foi aprovado pela prefeitura, porém está em desacordo com os anseios da categoria. “O prefeito não respeita a educação, mas nós estamos aqui mobilizados para lutar pelos nossos direitos”, afirma a professora de português Ana Amélia Marcondes. Carregando placas com os dizeres “Plano de carreira justo e digno” e “A educação não quer surpresas”, os manifestantes esperavam por uma resposta da prefeitura, pois queriam uma reunião diretamente com o prefeito. O professor de história, Roberto Carvalho ressalta que os profissionais da educação em Rio das Ostras não são valorizados. “Estamos vivendo em um processo de insatisfação que vem se acumulando nos últimos anos. Há desrespeito pela categoria, por isso queremos mudar esse quadro e chamar atenção da prefeitura”, afirma.
Dando sequência ao ato público, os manifestantes formaram uma comissão representada por professores e coordenadores do Sepe, que entrou no prédio da prefeitura para solicitar uma audiência, porém foi anunciado que o prefeito Carlos Augusto não poderia recebê-los, pois tinha um compromisso marcado. “Isso é uma desculpa para não nos atender, porém não iremos nos desmobilizar”, disse a professora de artes Luciana Cavalcante. “Não entendemos porque o prefeito está mantendo essa postura intransigente de não dialogar com o sindicato. Só queremos melhorias para a educação que todos têm direito”, completa a professora de artes.Segundo a coordenadora regional do Sepe Guilhermina Luzia da Rocha, a rede municipal de Rio das Ostras inaugurou de maneira legítima um método de mobilização da categoria que foi a paralisação de 24 horas. “A posição do sindicato é de diálogo e de negociação. Iremos nos reunir novamente, pois não estamos contentes com esta situação. Faremos uma assembléia para discutir o que poderá ser feito a partir de agora e não iremos parar de protestar enquanto não houver esse diálogo conosco”, finaliza a coordenadora regional do Sepe.No momento a categoria e a direção do Sepe decidiram fazer um seminário neste sábado, dia 1º de outubro, na sede da Simpro de Macaé e Região (Sindicato dos Professores da Rede Particular). Nos seminários serão discutidos pontos como o plano de sargos e salários, além de firmarem as reivindicações dos profissionais da educação que aguardam uma audiência com o prefeito.




SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Seminário “Pela Construção de uma Política de Valorização para os Profissionais de Educação de Rio das Ostras”



O SEPE Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu convida a categoria para participação do Seminário “Pela Construção de uma Política de Valorização para os Profissionais de Educação de Rio das Ostras” a ser realizado neste sábado, dia 01º de outubro, das 09:00 horas às 13:00 horas.
O Seminário pretende discutir a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos contruído pela categoria. E contará com a Assessoria Jurídica do advogado do SEPE Dr. Alexandre Fecher

Local: Sede do SINPRO Macaé e Região – Subsede Rio das Ostras.
Endereço: Alameda Casimiro de Abreu, nº 292 – 3º andar, Sala 02 – Centro – Rio das Ostras.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CATEGORIA MOSTRA A SUA FORÇA: EDUCAÇÃO PAROU EM RIO DAS OSTRAS









Neste 27 de setembro, pela primeira vez, a rede municipal de ensino de Rio das Ostras realizou paralisação de 24 horas. Vitória da ousadia.
Recém-organizado, com poucos recursos e sem diretores locais liberados, o Núcleo do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu confirmou antigo adágio: “A união faz a força”. No caso, a categoria e diretoria, organizadas e mobilizadas juntas são ainda mais fortes.
Esta paralisação resultou de deliberações de duas assembleias realizadas nos dias 23 de agosto e 13 de setembro. Visava, a princípio, cobrar a reabertura do diálogo com o Executivo, instalando-se uma audiência no sentido de se obter respostas as nossas reivindicações em face da campanha salarial deste ano de 2011.
Um ato público foi realizado em frente à sede da Prefeitura, seguido de uma assembleia no mesmo local. A categoria ali reunida, acompanhada por vários estudantes decidiu por um calendário de mobilização que inclui, entre outras atividades, um seminário sobre o PCCV com a presença do Departamento Jurídico do SEPE no dia 1º de outubro, sábado, e uma assembleia orçamentária no dia 5 de outubro, quarta-feira.
Em meio ao ato, uma comissão com representantes da diretoria, da categoria, dos pais e dos estudantes foi recebida pelo vice-prefeito, Pastor Broder, e pela chefe de gabinete, prof.ª Ângela Toffano. Informaram que o Prefeito Carlos Augusto estava com “problema de agenda” e que fariam o possível para agendar uma audiência nos “próximos dias”.
O ato e a assembleia transcorreram, legítima e pacificamente, apesar de forte aparato repressor imposto pela Prefeitura, fora e dentro das escolas. Fora, com agentes acionando filmadoras na tentativa de constranger os manifestantes.
Dentro das escolas, a partir do assédio moral de direções de escolas sobre os profissionais da educação. Neste dia, os próprios agentes da Secretaria de Educação partiram para as escolas, desde às 7 horas da manhã, para assediar diretores e profissionais – horário em que raramente se prestam a estar nas escolas para trabalhar.
Até mesmo os alunos – menores de idade – sofreram tal assédio – como denunciaram – chegando algumas direções a fazer ameaças em salas de aula caso apoiassem o movimento dos seus professores. Houve direção que partiu para a rua, não para apoiar o movimento, mas ameaçar publicamente alunos que se juntaram aos manifestantes na porta da Prefeitura.
Com tudo isso, os valorosos e pioneiros manifestantes não esmoreceram. Pelo contrário. Portando faixas, soando apitos, com palavras de ordem e ao som de paródias musicais saídas da velha e resistente “Kombi” do SEPE, categoria, diretoria e estudantes também resistiram e demonstraram disposição de lutar pelos seus direitos e em defesa da escola pública.
Nesta oportunidade, o Núcleo do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu saúda e se congratula com aqueles e aquelas que nesta data fizeram história neste município, não sucumbindo às ameaças e às seduções, sejam de agentes governistas, sejam de agentes oportunistas.
Por fim, o Núcleo do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu mantém sua disposição para reabrir o diálogo com a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e reafirma a convocação da categoria para a luta no próximo período.

DIGA NÃO AO AUTORITARISMO NAS ESCOLAS! PELO FIM DAS "ESCOLAS DE LATA"! EM DEFESA DA AUTONOMIA PEDÁGOGICA! PELA RESPOSTA AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES! EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE!

Diretoria do Núcleo do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras

Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

domingo, 18 de setembro de 2011

Paralisação de 24 horas - 27 de setembro






Profissionais de Educação de Rio das Ostras
Paralisação de 24h
e Ato da Rede Municipal com Assembleia Geral
Dia 27 de setembro (3ªfeira)
Horário: 10h
Local: Prefeitura Municipal
A Educação vai Parar em Rio das Ostras!

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

Orientação do Sepe aos animadores culturais

A notícia da decisão do Juiz da 13ª Vara de Fazenda Pública –RJ, pegou de surpresa os Animadores Culturais, que aguardavam a regulamentação de sua profissão e não a demissão. O processo tem origem no Tribunal de Contas a partir de inspeção na Seeduc. O TCE enviou seu parecer ao MP, que acionou o Juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública.
A direção do Sepe orienta os animadores culturais que permaneçam em suas unidades escolares, trabalhando normalmente e que comuniquem qualquer pressão e ou assédio moral das direções de escolas ou Metropolitanas do governo.
O Dept. Jurídico do Sepe entrará o mais rápido possível com um recurso à decisão do juiz. A direção do Sepe também está buscando contato com a Comissão de Educação de ALERJ e com o presidente daquela casa, deputado Paulo Melo, que anunciou ter colocado a Procuradoria da Alerj para resolver a situação dos animadores junto ao MP.
No dia 4 de Outubro, o Sepe realiza ato público em frente à Alerj, às 14h. Animador cultural, procure o Núcleo ou Regional do Sepe e garanta a vinda de todos!

Fonte: SEPE - RJ

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras

Tel.: (22) 2764-7730
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Categoria revoltada reafirma paralisação na rede municipal de educação em Rio das Ostras no dia 27 de setembro








Hoje, 13 de setembro de 2011, às 17:00 horas, os profissionais de educação da rede municipal decidiram manter a Paralisação de 24 horas no dia 27 de setembro, como deliberado em Assembleia anterior. Estão marcados para o mesmo dia um Ato às 10:00 horas em frente a Prefeitura de Rio das Ostras, seguido de Assembleia, no mesmo local.


SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

domingo, 11 de setembro de 2011

Vergonha! Prefeitura de Rio das Ostras sanciona PCCV na calada da noite


Na contramão da democracia e da cidadania, o Jornal Oficial da Prefeitura surpreendeu os profissionais da educação e a população riostrense com a publicação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. Foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito às escondidas, na calada da noite!

No final de 2010, se teve notícia de que a Prefeitura pretendia “dar um presente de fim de ano” na forma de um PCCV para os profissionais da rede municipal de ensino. Desde então o Sepe de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu se mobilizou para tomar conhecimento do seu conteúdo e se posicionar sobre o mesmo. Ressalte-se que em nenhum momento o Sepe – representante legítimo de fato e de direito da categoria – foi informado ou consultado.

Nossa mobilização levou a Prefeitura a montar uma pseudoconsulta em algumas escolas que, ao contrário do que diz a propaganda oficial, em nada resultou de debate entre os profissionais presentes. Apenas se resumiu na apresentação unilateral de um documento já pronto e elaborado pela equipe do governo. Quanto às propostas da categoria, nem pensar!

A consequência desse simulacro está agora estampada no Jornal Oficial do município de Rio das Ostras: um PCCV onde o que conta é a “ideologia” da chamada meritocracia embutida nos seus artigos.

O Sepe tem posição contrária a essa “gestão meritocrática” da educação pública, pois reflete no âmbito escolar a incorporação e a aplicação do ideário neoliberal, a partir de valores como “competição” e “padronização”, como em uma fábrica.

 Esses valores, próprios do capitalismo, fundamentam a chamada ”mercoescola”, onde profissionais  se organizam  a fim de merecerem  “abonos” e “prêmios”,  e os alunos se preparam na ótica individualista e consumista.

 
São muitos os problemas apresentados neste PCCV, sendo que destacamos os seguintes: a) Estabelece “a aplicação sistemática de mecanismos de mobilidade” (Art.1º, Parágrafo Único), tendo como “bases conceituais”, entre outros, “abonos/prêmios” (Art.7º

 inciso I) e “avaliação de desempenho” (idem, inciso III); b) Institui o estágio probatório, que será avaliado por uma comissão “indicada pelo Executivo Municipal” (Art.10); c) Estabelece a “progressão horizontal”, considerando a “avaliação de desempenho” (Art.23) que avaliará os profissionais, entre outros requisitos, pela “disposição para a cooperação” e os “resultados obtidos nas avaliações de rendimento dos alunos”, segundo “os parâmetros definidos pela Comissão Geral de Avaliação de Desempenho indicada pela SEMED” (Art. 25); d) As diferentes funções (professor-orientador,  professor de apoio, agente escolar, professor de informática e dinamizador de leitura) serão “designados pela SEMED” (Art. 40 e seguintes); e, e) “Os cargos de direção serão indicados pela SEMED” (Art.47).

 A partir desses dispositivos o SEPE repudia o presente PCCV que oficializa o “clientelismo” e possibilita a generalização do “assédio moral” nas relações cotidianas no âmbito escolar.

Os governos visam com a meritocracia tentar enfrentar a crise educacional colocando como principais responsáveis pelo fracasso escolar os profissionais da educação.

Por isso, devemos combater tal modelo que incute e fomenta o individualismo e o consumismo do tipo “farinha pouca, meu pirão primeiro”!

A posição do Sepe é a de defender uma educação de qualidade social, que respeite as diferenças culturais de cada comunidade escolar  com vista a formar  cidadãs e cidadãos conscientes e autônomos para, inclusive, escolherem livremente seus governantes para os diferentes níveis e instâncias de poder.

E a luta continua!

Diretoria do Sepe Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

sábado, 10 de setembro de 2011

Assembleia da Rede Municipal de Rio das Ostras


Companheiras e companheiras, O SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu convoca todos os profissionais de educação para participar da Assembleia a ser realizada no dia 13 de setembro, às 17:00 horas, no Rio das Ostras Futebol Club - Bairro Nova Esperança.

Sua participação é muito importante para a construção de um movimento de luta na busca por melhores condições de trabalho e de salário.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu



End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Professores de Rio das Ostras vivem momento histórico


Parabéns aos professores e alunos das unidades escolares de Rio das Ostras que compareceram ao Grito dos Excluídos neste dia 7 de setembro. Foi um momento histórico de luta reivindicatória dos nossos direitos. Um acontecimento muito importante foi o apoio entusiasmado do público presente. Ninguém arredou o pé, todos ficaram para assistir a marcha. De fato, marchamos sob aplausos. A adesão do público, demonstrada pelas palmas e gritos de apoio, foi fundamental para fazer ecoar o nosso grito de indignação. Conseguimos atingir uma repercussão que os donos do poder em Rio das Ostras, sinceramente, não esperavam. Tanto que o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e demais autoridades presentes no palanque fugiram, acovardaram-se perante a passeata e o apoio do público (esse foi o fator providencial).

Muitos professores não participaram porque foram abertamente coagidos e ameaçados pelas diretoras das escolas e não conseguiram romper com o medo que ainda os domina. O Colégio Municipal Professora América Abdalla não foi exceção. Sua diretora-geral, Veny Esteves Rabelo, ameaçou professores e alunos, fazendo uso de uma retórica que demonstra o quanto ela se alinha à posição arbitrária da SEMED para com o professor Gilberlan, que teve sua cessão de Macaé cancelada, no dia 5/9, por postar no Facebook o seu descontentamento com o Plano de Carreira, recentemente sancionado e que não assegura direitos efetivos aos profissionais da educação. Acho tudo muito lamentável, porque, sinceramente, vejo em Veny muitos requisitos favoráveis para ela realizar uma boa gestão. Contudo, infelizmente, lamento profundamente, ela deixou claro a inviabilidade de realizar uma gestão minimamente satisfatória, ou porque não deseja – eu, sin ceramente, não acredito nessa hipótese, mas é possível, – ou porque encontra-se de mãos atadas pelos compromissos assumidos com aqueles que a colocaram no cargo. Ela ameaçou os alunos de suspensão caso participassem da marcha. A despeito das ameaças, os alunos estão de parabéns, muitos se juntaram a nós na passeata e muitos outros assistiram a passeata nos aplaudindo, inclusive seus pais. Aliás, o discurso dos alunos a respeito da postura da diretora me surpreendeu, fiquei surpreso com a maturidade política deles. A fala dos muitos alunos que ouvi era de que a conduta da Veny era indigna de uma educadora e suas palavras mentirosas, pois eles diziam que não eram idiotas e que tinham todo o direito de se manifestar.

É digno de registro que enquanto o Abdalla desfilava, os professores, que foram exclusivamente para o protesto (Marcos, Elias, Mário, Luciana, Luciano, Kelles, Daniel, Anderson, Rainier, Alexandre, José Wilson, esses são os que lembro agora no momento), se alinharam na beira da avenida segurando cartazes com nossas reivindicações, quando os alunos nos viram, fomos aplaudidos por eles. Depois do desfile outros professores se juntaram a nós na passeata. Citarei apenas os que lembro no momento, perdão se esqueci de alguém: Ravel, Delma Moreira, Helen, Diva, João Vitor. Também gostaria de registrar que alguns funcionários do Abdalla, depois do desfile, juntaram-se ao público para nos aplaudir.


Na minha avaliação, o movimento deste histórico 7 de setembro foi coroado de êxito, vitorioso. O que confirma que: “Quando o professor está lutando, também está ensinando”.

Devemos continuar nossa luta por uma educação pública de qualidade, o que inclui salários dignos e boas condições de trabalho aos professores.

Espero que esta vitória estimule os professores a se libertam da indiferença, do conformismo e do medo que ainda os domina.

Precisamos lembrar que a República Federativa do Brasil constitui-se em um Estado Democrático de Direito, como estabelecido no artigo primeiro da Constituição em vigor, e tem, entre outros fundamentos, o pluralismo político. Ainda nos termos desta Constituição, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

"Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo).

Marcos César de Oliveira Pinheiro
Professor de História do Colégio Municipal Professora América Abdalla
Rio das Ostras, 7 de setembro de 2011


SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras


Agenda do SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu - Setembro de 2011



Programação para o Mês de Setembro

Dia 13 de setembro – Assembleia Unificada das Redes Municipal e Estadual de Rio das Ostras - 17:00 horas - Local: Rio das Ostras Futebol Club - Bairro Nova Esperança.

Dia 17 de setembro – Conselho Deliberativo – SEPE Central. Local e hora a confirmar.
Dia 21 de setembro – Paralisação da 24 horas na Rede Estadual. Boicote ao SAERJ.
Dia 24 de setembro – Assembleia Geral da Rede Estadual - 14:00 horas. Local a confirmar – RJ.
Dia 27 de setembro – Paralisação de 24 horas na Rede Municipal de Rio das Ostras, com Ato Público e Assembleia. Local: Em frente a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras - 09:00 horas.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras






SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu participa do Grito dos Excluídos em Rio das Ostras









No dia 07 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil, diversos setores da sociedade civil organizada participaram em vários locais do país do Grito dos Excluídos, uma manifestação popular plural que aglutina grupos, entidades, movimentos sociais, sindicatos comprometidos em lutar contra as causas que geram todos os tipos de exclusão. Tem por objetivo denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar pública nas ruas e praças essa indignação diante de tanta inércia do poder público e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu participou desse Grito dos Excluídos, que é a prática deste sindicato, e denunciou a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos pelo Prefeito Carlos Augusto, sem que houvesse a participação da categoria na elaboração do mesmo.
O grito dos Excluídos contou com o apoio da população riostrense que aplaudiu a iniciativa dos movimentos sociais.

SEPE - Núcleo Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
End. Alameda Casimiro de Abreu, 292 – 3º and. Sl. 8 – Centro – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2764-7730
E-mail: sepe.riodasostrasecasimiro@gmail.com
Twitter: @sepeostras
Facebook: Perfil Sepe Rio das Ostras